Para-raios

No início do século XVII, um experimento realizado por Benjamin Franklin foi capaz de demonstrar à sociedade que os raios não eram castigos dos deuses como era pensado na antiguidade.

Através de uma pipa empinada com fio de metal com objetos metálicos aterrados ao solo, ele comprovou à comunidade científica da época que o raio é apenas uma corrente elétrica de grandes proporções.

Franklin propôs ainda outras duas experiências para comprovar a possibilidade de captar eletricidade da atmosfera: na primeira, um homem deveria estar isolado do chão, dentro de uma guarita de madeira e, segurando com uma das mãos uma haste metálica também isolada, mas com a ponta exposta à atmosfera, deveria constatar que da outra mão sairiam descargas para o ar; na segunda possivelmente para quem tivesse medo de deixar a corrente elétrica passar pelo corpo, a pessoa seguraria, através de uma peça isolante, um fio aterrado e constataria a existência de descargas entre o fio e a haste metálica. Franklin não previu, mas, se houvesse a queda de um raio na haste, dificilmente o experimentador sobreviveria para contar algo sobre o experimento.

Então Franklin propôs, pela primeira vez, um método de proteção contra raios de um edifício: colocando uma haste metálica, acima da edificação e em contato com a terra, conduzindo a descarga para a terra sem que edifício sofra danos, esse método é usado atualmente como base para o método de proteção chamado de Franklin.

Faraday propõe posteriormente, a utilização do princípio da gaiola que levou seu nome: o campo é nulo no interior de uma gaiola de condutores, esse princípio foi utilizado para denominar o método da Gaiola de Faraday.

Aproveitando os estudos feitos para proteção das linhas de transmissão através das técnicas dos modelos, foi introduzido, na década de 80, nas normas de proteção de estruturas, o método do modelo eletro geométrico, também denominado de modela da esfera fictícia ou esfera rolante.

Endereço

Rua Zito Soares, 46 - Jardinópolis
CEP:30.532-260
Belo Horizonte / Minas Gerais

Telefone
(31) 3308-7000

FAX
(31) 3308-7037

Tweets

SPDA e DPS em Belo Horizonte - app.tel.com.br/xMJ

A partir de Termotécnica SPDA's Twitter via emailmanager

where to buy clomid online buy clomid pills clomid fertility drugs buy clomid twins buy buy clomid online in ireland clomid buy no prescription clomid buy online usa should you buy clomid online anybody bought clomid online buy clomid fast shipping nolva and clomid buy generic clomid names